Home Studio: Saiba qual é o melhor programa de gravação de áudio para começar com produção musical e como escolher

Há quase 20 anos eu comecei a produzir no meu home studio com o programa de gravação de áudio Cakewalk sonar, depois disso fui pro Cubase, já usei Pro Tools também, principalmente para gravar e mixar banda. Quando fui estudar na Espanha, precisei aprender Ableton Live e Logic também. Vocês sempre me perguntam indicação de DAW, qual é a melhor pra algum estilo de música específico então eu resolvi explicar um pouco pra vocês.

Quais são os melhores recursos de cada um dos programas de gravação de áudio?

Pro Tools

Comparando com os outros programas de gravação de áudio, meus recursos favoritos do Pro Tools são os de mixagem, eu já mixei mais de 300 músicas pelo Pro Tools e realmente são recursos muito bons.

Ableton Live

No Ableton Live, meu recurso favorito é o Time Stretch, que é quando você estica ou comprime o áudio no tempo e o Ableton Live foi o primeiro a trazer esse recurso de forma agressiva, antes dele quando a gente tentava esticar ou diminuir o tempo, o som distorcia demais. Esse foi um dos principais motivos do porque tanta gente usou o Ableton Live pra remixes, músicas eletrônicas e processamento de samples na época e confesso que pra mim, essa DAW é a que possui um dos melhores mecanismo de Time Stretch até hoje.

Logic Pro

O Logic Pro, pra mim é o mais completo, tem tudo o que você precisa, qualquer plugin ou instrumento musical que você precisar, vai encontrar lá, além de vários presets que já vão soar bem logo de cara, então já é um software muito pronto pra você começar a usar.

Studio One

No Studio One, eu adoro o Chord Track, que é uma pista na parte superior que mostra os acordes, é só você arrastar o áudio/mídia naquela pista, que ele transcreve os acordes, ou você pode escrever os acordes manualmente também, além de ser uma DAW de fácil entrada pois existem versões acessíveis, de estudante, pagamento mensal chamada Presonus Sphere, versão de entrada bem completa que vem com interfaces da Presonus que é o Studio One Artist e versão Grátis Studio One Prime. O Studio One também é o programa de produção musical mais versátil em termos de estilo, da pra fazer música eletrônica, Hip Hop, Rock, Pop ou uma mistura de tudo!

FL Studio

Já o FL Studio é mais divertido e bem visual. O Garage Band é fácil de usar, pode não ser tão completo mas é bem intuitivo. O BandLab também é bem simples e apesar de ter poucos recursos, funciona em tablet, celular e browser, nem precisa instalar o programa.

Reaper

O Reaper é o meu preferido em termos de leveza, se você precisa carregar um projeto pesado, ou se o seu computador não é muito potente, não existe nenhum programa de gravação de áudio mais leve e eficiente que ele.

Cakewalk

Por último mas não menos importante vem o Cakewalk, que é gratuito! Tem coisa melhor que isso? Por ser uma DAW gratuita, é incrível a quantidade de plugins e recursos que ele tem.

Qual é o melhor programa de gravação de áudio para cada estilo de música no meu Home Studio?

Se você quer fazer música eletrônica, Rap, Hip Hop, Trap ou Beats, eu altamente recomendo você escolher entre o FL Studio ou Ableton Live. Se você não puder investir em nenhum desses programas de gravação de áudio, ou ainda não tiver certeza de qual é o estilo de música que você vai produzir,  eu recomendo a ir para o Studio One Artista, que é uma boa opção, é muito barata e tem recursos como Step Sequencer além de aceitar plugins VST externos para expandir os sons.

Mas se você for gravar e mixar música acústica, eu recomendo o Studio One, Logic Pro ou até mesmo o Reaper. Se você for trabalhar com estúdio profissional, provavelmente vai precisar saber usar o Pro Tools ou até mesmo o Reaper e o Logic, mas a maioria dos grandes estúdios ainda usam o Pro Tools mesmo.

Para música eletrônica, eu recomendo você usar o Logic, que só serve para Mac, Ableton Live, que serve tanto pra Mac quanto pra Windows, o FL Studio e como sempre, o Studio One que é o mais versátil e é sempre minha DAW favorita para iniciantes.

No geral o Studio One e o Logic servem para todos os estilos de música, vai depender se você está usando PC ou Mac pra fazer essa escolha, mas esses são os dois programas de gravação de áudio que eu mais uso, exatamente por serem versáteis e completos, então me atendem bem pra todos os estilos.

Quais são as DAWs perfeitas para quem está começando?

Se você está começando na produção musical e quer experimentar, eu te recomendo o Studio One, que tem uma versão gratuita chamada Studio One Prime, você pode também começar com o Studio One Artista ou a versão demo gratuita do Studio One Pro, também tem a opção de alugar o programa, então eu sempre recomendo o Studio One porque tem várias portas de entrada gratuitas pra você que está começando agora. Você pode testar também o BandLab, porque é totalmente gratuito e é só baixar o aplicativo no celular/tablet ou abrir o site no browser do seu computador. Outra boa opção boa para quem está começando é o Cakewalk.

Agora se você quer se divertir, eu recomendo o FL Studio, ele é mais divertido, muitos jovens gostam de usar e ele é bem profissional, bonito, tem umas animações bem legais. Outra boa opção também é o Garage Band Mobile, que funciona para Iphone, Ipad e Mac e você pode usar a mesma sessão e passar pro seu Mac, então ele funciona muito bem e tem uma compatibilidade muito boa com produtos da Apple. Se você não possui nada da Apple e ainda sim quer se divertir, pode experimentar o FL Studio Mobile, ele é barato e funciona em celular/tablets iOS e Android.

Eu espero que esse post tenha te ajudado a tomar uma decisão, porque a DAW que você escolher vai te acompanhar por muito tempo durante sua jornada como produtor musical e no geral, não é um investimento muito barato, então pesquise bem antes de escolher a sua!

Quer aprender produção musical com um curso completo e versátil? 

Dá uma olhada na programação do Masterclass 2.0, que além de ser um dos cursos mais completos de produção musical, você ainda tem a opção de escolher entre 5 programas de gravação de áudio (DAW) diferentes e assistir as aulas da DAW específica que você quiser aprender e usar.

E aí, qual DAW você já usa ou pretende usar? Me fala aqui nos comentários!

Até o próximo post,

Chrys Gringo.

Deixe seu comentário