Qual o Melhor Software de Áudio / Programa de Gravação

*Este post foi atualizado dia 05 de abril de 2019

Qual software de produção Musical é melhor pra você? Ableton Live, FL Studio, Pro Tools, Reaper, Studio One ou Logic Pro X?

Saiba como escolher um software de áudio para você, qual é o melhor para cada tipo de produção musical estúdio e home studio.

Pro Tools

O Pro Tools foi um dos primeiros softwares de áudio que surgiu no mercado uns 20 anos atrás. Ele dominou o mercado porque ele foi realmente o primeiro, se você quisesse gravar digitalmente, era o Pro Tools que você tinha que usar. Na época você precisava ter um hardware da Dig Design ou da Avid e era muito caro.

Hoje em dia, o Pro Tools funciona em qualquer interface, e ele está deixando muito a desejar em termos de recursos, porque os softwares novos que começaram a aparecer, colocaram recursos inovadores, e como o Pro Tools vinha de uma base de código muito antiga, era muito difícil se adaptar.

O Pro Tools demorou um tempo para se adaptar, praticamente teve que começar o software do zero para conseguir adicionar esses novos recursos e tecnologias e eles perderam muito tempo com isso, inclusive, a Avid que é a fábrica do Pro Tools, está com as ações horríveis, ela comprou a MAudio, e fiz uma porcaria com ela, na minha opinião a Avid está cavando a própria cova, ela não escuta os usuários, e não respeita com os usuários. Eu por exemplo tenho o Pro Tools que gastei uma grana pra comprar e não consigo usá-lo, porque a minha máquina é muito nova para a versão que eu tenho. Apesar de ser um software tradicional, muito bom para gravação e para estúdio, eu não recomendo, a não ser que você queira trabalhar em um estúdio profissional já estabelecido com esse software.

Software Pro Tools

FL Studio

O FL Studio é um software que também está a muito tempo no mercado, mas que evoluiu um pouco mais que o Pro Tools. Ele foi um dos primeiros softwares a serem pirateados, e por isso muita gente começou com esse software, principalmente no Brasil quando a 10 anos atrás, ninguém comprava software porque era muito caro.

O FL Studio é muito usado por produtores de Rap e Hip Hop, e eu acho um software muito legal, especialmente porque agora tem a versão para Mac. Tem umas versões bem completas, com bastante plugins, instrumentos virtuais e loops, que na verdade foi a base do FL Studio.

FL quer dizer Fruit Loops e esse foi um dos primeiros softwares a trabalhar com loops e samples. A versão mais completa tem bastante coisa, mas não é um software barato, então se você não está pensando em investir uma boa grana para pegar a versão mais top, talvez ele não seja a melhor opção. A vantagem do FL Studio, é que você compra só uma vez e o software é seu para sempre, a grande maioria dos outros softwares, quando eles mudam de versão, tem que pagar por um upgrade.

Software de áudio FL Studio

ABLETON LIVE

O Ableton Live, por muitos anos foi meu software preferido devido a qualidade, leveza, quantidade de recursos, efeitos, sons e loops. Apesar de ter uma interface meio chapada que muita gente não gosta, eu acostumei e gosto.

É um software bem robusto, eu lembro quando todos os outros softwares eram 32 beats, e você não conseguia ter muitos instrumentos virtuais dentro do mesmo projeto, tinha que processar as pistas para colocar mais instrumentos virtuais, o Ableton Live era o que aguentava mais instrumentos virtuais. Agora com 64 beats, isso é muito mais tranquilo em qualquer software, você consegue ter quantos instrumentos virtuais quiser, contato que a sua máquina aguente.

Uma coisa que eu não gosto no Ableton Live, é que ele é meio limitado na sua parte de roteamento, não só limitado, mas também não é intuitivo. Roteamento é quando você vai fazer um cabeamento interno, conectar um canal no outro, fazer um side chain. Então para operações mais avançadas de mixagem ou side chain ele não é o meu preferido, apesar de dar pra se virar.

Uma outra coisa boa do Ableton Live, é que ele tem parceria com a Focusrite. Grande parte das interfaces da Focusrite vem com uma versão light do Ableton Live, que dá para você começar. A versão light tem uma limitação no número de pistas, mas você pode fazer um upgrade por um preço acessível.

Software Ableton Live

Studio One

O Studio One é um software da Presonus que eu acho muito completo. A Presonus é uma fábrica de hardware muito conceituada, que faz mesa de som, digitais, interface de áudio, caixa de som, fones e muitas outras coisas legais.

Na minha opinião é um dos softwares mais modernos, como é um dos softwares mais novos no mercado, eles construíram o software da forma certa desde o começo. Eles aprenderam olhando para todos os outros softwares e construíram o Studio One em cima de uma ótima fundação, isso faz toda a diferença na leveza do software e na quantidade de recursos. O Studio One tem 3 versões e uma delas é gratuita.

É um ótimo custo/benefício e é mais barato que o FL Studio. Como o Studio One é da Presonus, se você comprar uma interface da Presonus, provavelmente virá com uma versão do Studio One.

Eu altamente recomendo esse software, ele é um dos mais modernos da atualidade e serve para qualquer estilo.

Software de Áudio Studio One

LOGIC PRO X

Não existe software mais custo/benefício que o Apple Logic Pro, porque você só paga uma vez, ele é o software mais barato de todos e existe uma versão para educação que é mais barata e vem com o Final Cut, que é um software de edição de vídeo, vem com o Main Stage que é para você tocar ao vivo e com o Motion para fazer animação.

Pelo preço, não existe software mais completo. A única coisa, é que você precisa ter um Mac, ele só roda no Mac porque é um software da Apple. Eu acho que ele é até mais completo que o Studio One porque vem com uma versão do Melodyne, o Studio One tem uma versão do Melodyne também, mas é bem limitada, já no Logic, a versão é bem mais completa.

Reaper

O Reaper é um software que você pode usar gratuitamente se não for para uso comercial. Ele nunca vai bloquear, vai pedir para você comprar, mas você pode ignorar a mensagem e continuar usando, mas se você quiser comprar, é bem barato.

Ele é um software bem poderoso, totalmente customizável e é o software que está tomando conta do mercado pela facilidade de uso e leveza. Além disso, é um software que roda praticamente em qualquer computador. Você consegue rodar com Linux, Mac, Windows, não existe software de áudio mais democrático que esse.

Eu altamente recomendo independente do estilo. A única coisa que o Reaper não te oferece, são plugins muito bonitos, os plugins dele são meio simples, se você quiser plugins extras, existem muitos gratuitos que você pode usar dentro do Reaper.

Assista o vídeo no meu canal

Você já conhece o Curso de Produção Musical mais completo do Brasil?

★Minhas Redes Sociais★

Instagram https://www.instagram.com/chrysgringo/
Facebook https://www.facebook.com/Chrys.Gringo

★Inscreva-se no meu canal★

https://www.youtube.com/user/cursosgratistuton?sub_confirmation=1

👕 Acesse minha Loja Online, Camisas, Canecas e outros trecos 👕

https://www.montink.com.br/loja/chrys-gringo

Só para você saber, a Amazon me paga uma comissão quando alguém compra alguma coisa usando os links do meu website, esse dinheiro não sairá do seu bolso se você comprar sem usar o meu link o preço do produto será o mesmo, então não custa nada ajudar! Usando os meus links você me ajuda a continuar com o meu canal e a produzir mais vídeos. Muito obrigado!

Comentários (13)

Brother, comprei o apogee duet interface, de acordo as tuas colocações e recomendações gostaria de saber se o software Studio One ou o Logic Pro X, são compatíveis com o Apogge Duet.

Obrigado

Sim! Com certeza. Abs

Gostei dos esclarecimentos! MUITO tempo atrás eu fiz um curso de Pro Tools, comprei uma interface que vinha com o Pro Tools Express, porém usei bem pouco. Agora (anos depois) estou retomando, quero produzir mais, criar músicas, loops… porém o Pro Tools Express não funciona nos sistemas novos do Mac (isso condiz com sua reclamação sobre a Avid), ou seja, eu teria que dar um upgrade de versão e notei que isso tem um custo alto. No quesito operação e comandos: vou apanhar se mudar para o Logic?

O Logic é muito bom, bem diferente, muito melhor que o Pro Tools, mas acho que vc consegue se virar, vc pode criar atalhos semelhantes aos do Pro Tools, se não me engano acho que até existe um preset de atalhos semelhantes aos do Pro Tools.
Abs

A qualidade de áudio do Ableton é imbatível,só uso pra ouvir play list de músicas.

Eu uso o Studio One 3… já ouviu falar?
Muito bom!!

Sim! Eu tenho o Studio one 3, é um ótimo software também! abs

o que vc acha do Nuendo?

Olá Willian, eu acho o Nuendo e o Cubase ótimos softwares de gravação. Muita gente na comunidade da música eletrônica usa eles e tem muito estúdio que vem usando a muito tempo e não troca por nada! Não sei os preços, mas se o preço valer a pena acho uma boa pedida. Grande abraço

Nada contra o Sonar, mas eu uso Mac e não há Sonar par o Mac, então não tenho muito a dizer sobre ele. Abs

Fala Reynal, eu não usei muito o FL Studio, mas é um programa bastante usado, muita gente começa por ele e muita gente de música eletronica gosta dele. Nos primordios do FL, ele era o único que era intuitivo e vinha com muitos loops pra você já começar a fazer música, então acho que isso ajudou a popularizar ele.

Deixe seu comentário