7 coisas necessárias para montar seu home studio (Estúdio Caseiro)

Quais são os equipamentos para você montar seu estúdio caseiro, seu Home studio e começar a produzir e gravar sua música?

Neste post falarei sobre os 7 equipamentos mais importantes que você deveria comprar primeiro (na verdade 8, tem 1 bonus)

Computador para homestudio - Laptop mais barato do mercado

1 – Computador

O computador é o primeiro equipamento. Eu uso um mac, mas você pode usar um PC também. O mac é mais caro, mas é mais fácil, mais pronto, e você não precisa ficar instalando um monte de coisa e a probabilidade de dar problema é muito menor. O PC é mais barato e você conseguirá ter mais performance pelo valor investido.
Se você quiser usar o Logic Pro, só o MAC vai rodar esse software, já o FL Studio só vai rodar no PC.
Em termos de configuração, tem um vídeo que eu falo só sobre isso. Como montar um PC peça por peça para Produção Musical e quais os Macs que eu indico, assista aqui.
Se você for gravar música, editar e mixar e você não está muito preocupado em criar instrumentos virtuais, ou seja, você vai fazer mais música acústica e não vai fazer beats, você pode começar com Processador I5, memória pelo menos 4GB, mas o ideal seriam 16GB e a HD tem que ser SSD.

Imagem em perspectiva dos softwares Pro Tools, Ableton Live e Logic Pro X

2 – Software de áudio (DAW)

A segunda coisa que você vai precisar escolher, é o software de áudio. Existem opções pagas, gratuitas, mais profissionais e mais para iniciantes. Se você quiser uma comparação entre os principais softwares, assista esse vídeo.

Interface de áudio Focusrite Scarlett 2I2

3 – Interface de áudio

A interface de áudio é o que te permite conectar o microfone e escutar o som do software de áudio. Você pode usar a sua interface interna para escutar o som, mas para gravar você não consegue usando uma interface interna. Se você for gravar áudio, você vai precisar de uma interface de áudio. Existem várias marcas e vários preços. O que muda o preço é a quantidade de canais para gravar ao mesmo tempo, mas nada te impede de gravar um único canal usando uma interface de um único canal e depois gravar o próximo canal e assim por diante. Agora se você precisa gravar vários canais ao mesmo tempo, como uma bateria por exemplo, você precisa de uma interface com mais canais. Assista esse vídeo onde eu indico 5 interfaces de áudio.

Fone de referência para mixagem

4 – Fone de Referência

O Fone de referência voltado para mixagem não tem sobra e nem exageros de frequências, o que te permite ter uma mixagem mais precisa. Se a sua monitoração for desiquilibrada, você vai mixar sua música de um jeito e em outros equipamentos vai soar totalmente desiquilibrado. Tem algumas marcas que eu recomendo. Você pode assistir nesse vídeo.

Microfone condensador para homestudio

5 – Microfone

Microfone se você gravar instrumentos ou voz. Se você não for gravar, não precisa investir em um microfone. O microfone que você vai precisar inicialmente é o microfone condensador, isso se o seu estúdio ou homestudio não for barulhento. Se o ambiente for barulhento, talvez você precise de um microfone dinâmico.
Lembrando que para o microfone condensador, você precisa de uma placa de som que consiga alimentá-lo com 48 volts. A grande maioria das placas já fazem isso.
Assista esse vídeo para saber mais sobre microfones.

Plugins de áudio

6 – Plugins e Loops

Se você vai criar música dentro do computador, você vai precisar de plugins que simulam sintetizadores ou samplers. Samplers são instrumentos virtuais onde você pode ter um som de piano, bateria, orquestra, etc. Eles formam uma banda. Hoje em dia, as músicas que você escuta por aí, principalmente música para publicidade são todas feitas com plugins. Os beats de música eletrônica ou de Rap/Hip Hop também. Então vale a pena pesquisar que tipo de plugins você vai precisar para o estilo de música que você vai produzir.
Assista aqui alguns vídeos sobre plugins.
★Plugins Gratuitos para você começar a produzir e gravar música★
https://youtu.be/hDIuIEc5Fkg
https://youtu.be/kJhe6OCYTNs

Para Loops, eu indico uma plataforma chamada Splice. É uma plataforma que você paga uma mensalidade e você tem acesso a 100 samples ou loops por mês.

Monitor de Referência Yamaha HS7
Monitor de Referência Yamaha HS7

7 – Monitores de referência

É um investimento maior, mas será necessário para um maior conforto na hora de mixar, porque não é o ideal mixar o tempo todo com fone.
Assista esse vídeo para saber mais sobre monitores de referência.

Teclado Controlador MIDI Novation Launchkey Mini Mk2

8 – Controlador MIDI

Por último, seria o controlador MIDI. Ele pode ter ou não fader e pads. É um controlador de samples e instrumentos virtuais. Você até pode usar o teclado do computador como controlador para tocar, mas não é o ideal.
Aprenda mais sobre controlador MIDI assistindo esse vídeo.

Veja o vídeo no meu canal

Conheça meu Curso Masterclass de Produção Musical

★Minhas Redes Sociais★

Instagram https://www.instagram.com/chrysgringo/
Facebook https://www.facebook.com/Chrys.Gringo

★Inscreva-se no meu canal★

https://www.youtube.com/user/cursosgratistuton?sub_confirmation=1

👕 Acesse minha Loja Online, Camisas, Canecas e outros trecos 👕

https://www.montink.com.br/loja/chrys-gringo

Só para você saber, a Amazon me paga uma comissão quando alguém compra alguma coisa usando os links do meu website, esse dinheiro não sairá do seu bolso se você comprar sem usar o meu link o preço do produto será o mesmo, então não custa nada ajudar! Usando os meus links você me ajuda a continuar com o meu canal e a produzir mais vídeos. Muito obrigado!

Deixe seu comentário