Interface de áudio e Placa de som USB

A placa de som, ou interface de áudio, também conhecida como placa de áudio, é o equipamento central do seu home studio. É com ela que você vai gravar e vai rodar com mais qualidade e leveza seu software de produção musical. Todo mundo que quer entrar no mundo do home studio precisa de uma interface de áudio, mas nem todas elas são iguais.

É preciso considerar o número de pré amplificadores que são quantos canais você consegue gravar ao mesmo tempo sem precisar de nenhum equipamento externo. Muitas placas de som tem vários canais e um número limitado de pré amplificadores, isso é uma jogada de marketing para baratear o custo e possibilitar o “upgrade” da sua placa adicionando mais canais ao acoplar pré amplificadores externos.

Para grande maioria das pessoas uma interface com 2 canais é o suficiente pois dificilmente você vai querer gravar 2 canais ao mesmo tempo, pois quem limita o número de pistas totais que você tem no projeto é o programa de gravação, a interface só limita o número de canais a serem gravados de forma simultânea.

Aqui você vai encontrar interfaces que eu recomendo com 2, 4 e 8 prés e eu também dei nota de 0 a 10 assim como coloquei as principais observações e características de cada equipamento.

Também não deixe de ver meus artigos explicando mais a fundo sobre os diversos equipamentos, ou se você quer fazer a compra certa sem gastar mais do que necessário investindo de forma mais inteligente, antes de comprar qualquer coisa invista no meu curso de Produção Musical completo. Lá você vai aprender tudo que precisa para montar seu home studio e como gravar. Você não precisa de nenhum equipamento para começar o curso, e com ele, conseguirá fazer os investimentos certos.

Não se esqueça que compras vinda de fora do país podem ser taxadas. Para compras na Amazon, preste atenção se é compra internacional e se o vendedor é localizado no Brasil.

SSL Big Six

Nota: 11

Minha interface preferida, a que eu uso no meu home studio, não é simplesmente só uma interface mas sim um console analógico com flexibilidade de roteamento e 16 canais de entra e saída.

1 Canal

Arturia – Minifuse 1

Nota: 8.4

Uma das interfaces mais custo x benefício de uma empresa mais consolidada. Só um canal de entrada mas tem volume de monitores e de fones independentes.

Tascam US-1X2HR

Nota: 8.4

2 canais: 1 canal de microfone e 1 canal de instrumento. Volumes individuais de fone e monitores. Recurso de loopback.

Veja o review completo aqui:

Xtone

Nota: 7.9

Interface de 1 canal pra instrumento mais custo x benefício para guitarristas/baixistas, também podendo ser usada ao vivo com tablet, laptop ou celular.

Interface de cabo usb para guitarra

Nota: 5.0

Recursos em destaque: Baixíssimo custo, perfeita para quem não pode investir e só vai tocar guitarra ou baixo.

2 Canais

SSL 2 +

Nota: 9.0

2 canais de microfone ou de line/instrumento e 2 amplificadores de fone. 4 saídas. A SSL 2+ tem o melhor Pré Amp da lista e incrível qualidade de amplificadores de fones de ouvido, sem dúvida o melhor custo x benefício da categoria e conta com 4 saídas e 2 amplificadores de fone.

Veja o review completo aqui:

SSL 2

Nota: 9.0

2 canais de microfone ou de line/instrumento e um amplificador de fones. 2 saídas. A SSL 2 tem o melhor Pré Amp da lista e incrível qualidade de amplificadores de fones de ouvido, sem dúvida o melhor custo x benefício da categoria.

Ficou em uma das melhores posições no meu vídeo de Batalha de Interfaces:

Presonus Studio 24c

Nota: 8.5

2 canais de microfone ou 2 canais de instrumento.

Veja o review completo aqui:

Arturia Minifuse 2

Nota: 8.5

2 canais de microfone ou de line/instrumento e um amplificador de fones. 2 saídas. Design elegante e compacto.

Volt 276

Nota: 8.5

2 canais de microfone ou de line/instrumento e um amplificador de fones. 2 saídas. E 1 lendário compressor 1176 por canal. Além de ter qualidade que se espera de uma interface da UAD, é a única interface de home studio com compressores clássicos 1176 na entrada.

Veja o review completo aqui:

Tascam US-2X2HR

Nota: 8.4

2 canais de microfone OU 2 canais de instrumento. Volumes individuais de fone e monitores. Recurso de loopback.

Veja o review completo aqui:

XSONIC – Xtone Pro

Nota: 8.0

Melhor custo benefício para quem quer voz e violão/guitarra ao vivo com possibilidade de rodar do laptop/tablet/celular, fazer apresentações ao vivo e também usando no estúdio.

Focusrite Scarlett 2i2 G3

Nota: 8.0

2 canais de microfone ou 2 canais de instrumento.

Veja o review completo aqui:

Mackie Onyx Producer 2.2

Nota: 7.0

Interface com 2 prés combo mic/instrumento robusta.

Focusrite Scarlett Solo G3 ou G2

Nota: 6.4

2 canais: 1 canal de microfone e 1 canal de instrumento.

Veja o review completo aqui:

Behringer UMC22

Nota: 5.8

2 canais: 1 canal de microfone e 1 canal de instrumento. Interface de entrada para quem não pode gastar muito. A UMC202HD está mais barata que a UMC22 e por isso estou mandando o link pra ela.

Veja o review completo aqui:

Ammoon AGM04

Nota: 4.6

2 canais: 1 canal de microfone e 1 canal de instrumento. Diversos recursos por um preço acessível, ótimo para podcast e streaming ou como uma primeira interface pra home studio para quem não tem muito dinheiro.

Também apareceu no meu vídeo de Batalha de Interfaces aqui:

4 Canais

Tascam US-4X4HR

Nota: 8.0

4 canais: 4 canais de microfone OU 4 canais de instrumento. Volumes individuais de fone e monitores. 2 amplificadores de fone. Recurso de loopback.

Veja o review completo aqui:

Presonus Studio 1810c

Nota: 8.0

2 Canais de microfone/instrumento. 2 Canais de microfone/linha. 4 Canais sem pre amplificador + entrada digital para mais 10 canais. 4 Saídas. 2 Saídas de fone. Meter graduado.

Focusrite Scarlett 18i8 G2

Nota: 8.0

2 Canais de microfone/instrumento. 2 Canais de microfone/linha. 4 Canais sem pre amplificador + entrada digital para mais 10 canais. 4 Saídas. 2 Saídas de fone.

8 Canais

Universal Audio Apollo x8p

Nota: 10.0

2 Canais de microfone/instrumento. 6 Canais de microfone/linha + entrada digital para mais 16 canais. 8 Saídas. 2 Saídas de fone. Interface de Boutique para produtores experientes com alta qualidade e recursos avançados de roteamento, expansão DSP.

Presonus Studio 1824c

Nota: 9.0

2 Canais de microfone/instrumento. 6 Canais de microfone/linha + entrada digital para mais 10 canais. 10 Saídas. 2 Saídas de fone.

Tascam US-16X08

Nota: 7.9

Ótimo custo x benefício pra quem precisa de 8 canais com pré amplificadores.

Focusrite Scarlett 18i20 G3

Nota: 8.0

2 Canais de microfone/instrumento. 6 Canais de microfone/linha + entrada digital para mais 10 canais. 10 Saídas. 2 Saídas de fone.

Kits

Kit Focusrite Scarlett 2i2 Studio

Nota: 7.5

2 Canais de microfone ou de instrumento.

Veja o review completo da Interface Focusrite Scarlett 2i2 aqui:

Kit Focusrite Scarlett Solo Studio

Nota: 6.8

1 Canal de microfone. 1 Canal de instrumento.

Veja o review completo da Interface Focusrite Scarlett Solo aqui:

Os links que menciono nessa página são links de afiliados, o que significa que ganho comissão quando você compra usando esses links. O dinheiro da comissão NÃO sai do seu bolso, se você comprar sem usar esses link o preço do produto será o mesmo, então não custa nada ajudar! Usando esses links você me ajuda a continuar com o meu canal e a produzir mais vídeos. Muito obrigado!